Guia de compra de mesas de centro: como escolher a perfeita

Ao criar uma sala de estar, existem vários pontos focais que precisam da sua atenção. Por exemplo, um sofá que lhe oferece todo o conforto necessário, uma poltrona para os seus momentos de relaxamento e uma ótima unidade de TV. Existe ainda o tapete moderno, que une tudo. Uma peça de mobiliário que muitas vezes é esquecida é a mesa de centro. Assim, como deve escolher a melhor mesa de centro?

A sua mesa de centro é a peça de mobiliário que une a sala de estar. A sua mesa de centro combina perfeitamente estilo com utilidade. É onde coloca o seu café, livro favorito, controlo remoto da TV, telefone e pode até proporcionar o conforto de um jantar em frente à TV.

Precisa de uma nova mesa de centro? Então recomendamos consultar o nosso guia sobre como comprar uma mesa de centro. Leia tudo o que precisa de saber sobre como fazer a escolha perfeita!

 

Certifique-se de que escolhe as dimensões corretas

Todas as compras de móveis começam com as medidas. Como as mesas de centro são a outra metade do seu sofá ou poltronas, as suas medidas devem combinar. Por norma, uma mesa de centro deve ter a mesma altura do sofá ou até 5 cm mais baixa que o seu assento. Os sofás mais altos pedem mesas de centro mais altas, especialmente quando se tem uma vida social ativa. Esta configuração oferece mais conforto para colocar bebidas na mesa de centro.

Ao pensar sobre o tamanho da mesa de centro que deve comprar, a sua altura não é a única dimensão a considerar. Conforme mencionado anteriormente, a sua mesa de centro deve combinar com o seu sofá, especialmente no respeita ao comprimento. Dependendo do tamanho do sofá, a mesa deve ter dois terços do seu comprimento. Desta forma, garantirá uma utilização prática da mesa de centro a partir de todos os lados do sofá.

Preste atenção ao deixar espaço suficiente á sua volta. A dimensão comum que permite um espaço confortável para a circulação requer 30 a 45 cm entre o sofá e a mesa. Da mesma forma, se tiver um suporte de TV oposto à mesa de centro, deve considerar uma distância de 60 a 76 cm entre os dois. Este posicionamento cria espaço suficiente para uma boa circulação e define a área da sala como sendo arejada, mas também compacta.

Medir o layout dos móveis que já possui é muito importante para obter a mesa de centro ideal. Igualmente importante é o formato da mesa, já que vários formatos possuem uma aparência e textura diferentes.

 

Qual é o formato de mesa de centro perfeito para si?

Isso depende totalmente do aspeto do resto da sua divisão. Por exemplo, se tem filhos, é recomendável optar por mesas de centro redondas ou ovais. São adequadas para crianças, bem como ficam com uma aparência incrível, ao mesmo tempo que conseguem criar aquele tipo de aconchego que as mesas retangulares não permitem. As mesas redondas e quadradas adaptam-se perfeitamente numa sala mais pequena, dando a ilusão de mais profundidade.

Em alternativa, se procura uma mesa de centro que combine com uma sala de estar de um adulto, pode brincar com todas as formas e estilos diferentes. As mesas de centro retangulares e ovais são a escolha correta para divisões e configurações de maiores dimensões. Coloque uma grande mesa retangular em frente ao seu sofá impressionante ou trabalhe com um conjunto de 2 ou 3 mesas para obter mais impacto visual.

Material e estilo

A grande variedade de mesas de centro pode deixá-lo confuso ao tentar encontrar a mesa perfeita. A madeira ainda é uma das escolhas mais populares em mesas de centro, pois é um material intemporal. São muitos os detalhes que tornam a sua compra única. Opte pelo mogno clássico para uma decoração de interior mais tradicional ou escolha uma mesa de centro de mangueira ou teca para um visual boémio. Se gosta de artesanato em madeira, opte por artigos vintage ou mesas feitas de madeira reciclada.

Se procura um interior moderno ou de inspiração industrial, existem muitas opções. Existe vidro, metal, fibra de vidro ou mármore. Estes materiais ficam excelentes em mesas de centro e permitem configurações criativas. Mas lembre-se de que as mesas de centro de vidro ou de metal com cantos afiados são menos seguras quando as crianças estão a brincar. Se tem animais de estimação, procure uma mesa com uma superfície fácil de limpar.

Depois, existe couro, veludo e até seda. Sim, pode ter uma mesa de centro de veludo porque estes tecidos preciosos podem transformar uma mesa comum no ponto focal da sua sala de estar. Dependendo do design, estas mesas adaptam-se a estilos diferentes, do retro e boémio, ao moderno (para as de couro). Para além disso, podem proporcionar aquele clima eclético à sua divisão, tão popular nos dias de hoje.

Para decidir a cor certa para a sua mesa de centro, observe a sua decoração. Pode experimentar com diferentes tons, para enfatizar as vantagens da divisão. As mesas de centro em vidro e mármore são um grande sucesso em divisões mais escuras ou em interiores escandinavos. Os tons naturais funcionam em todas as combinações possíveis, enquanto os tons escuros combinam com um estilo clássico ou retro.

 

A funcionalidade da sua mesa de centro

Lembre-se de que a mesa de centro perfeita não é apenas bonita, mas também prática. Experimente uma com uma opção de arrumação embutida, por exemplo. Algumas têm prateleiras e gavetas, úteis para guardar controlos remotos e outras coisas que deseja manter por perto enquanto está na área de estar. Outras mesas de centro têm rodas, para que possa deslocá-las com facilidade. Agora que sabe como escolher a mesa de centro perfeita, descubra as nossas principais opções abaixo.