As 3 principais razões para começar agora a planear a iluminação do seu jardim

Jardim · 11. Outubro 2022

Uma iluminação de jardim correta sem dúvida que muda tudo. Não só pode passar todas as noites de verão sentado ao ar livre, como o seu jardim também ficará um pouco menos escuro no outono e no inverno. Quando ilumina o seu jardim, alcança três objetivos principais: cria um ambiente acolhedor, desfruta da conveniência de poder utilizar o seu jardim sempre que quiser e risca a segurança da sua lista.

O planeamento da iluminação de exterior deve começar com a seleção dos candeeiros adequados às suas necessidades. A sua colocação também é relevante. Temos muitas ideias para a iluminação de pátios e quintais que podem ajudá-lo a tomar essa decisão.

 

Outdoor seating with string lights for ambience

ladecodecairo (Instagram)

 

Modern balcony with string lights and a lantern

ariadnamc84 (Instagram)



1. Defina o ambiente


Há infinitas formas de poder desfrutar do seu jardim após o pôr-do-sol. Tudo o que precisa é de uma iluminação de exterior residencial adequada e das suas melhores capacidades criativas. Por exemplo, se gosta de jantar ao ar livre, pode utilizar uma iluminação de jardim que ofereça luz suficiente para refeições confortáveis ao mesmo tempo que realça o seu conjunto de móveis de exterior. Uma opção é utilizar peças centrais criativas na própria mesa, tais como lanternas, velas e outros acessórios de iluminação adoráveis, ou pode pendurar luzes sobre a mesa de jantar para lhe dar o devido destaque.


2. Torne-a prática


A iluminação de jardim é tão importante como a iluminação interna. Para além de lhe permitir definir o ambiente ao seu gosto, a iluminação de exterior correta ajuda-o a tirar o máximo proveito do seu quintal. Garanta a iluminação adequada do seu caminho de passagem para quando chegar em casa à noite ou para continuar a ler na sua espreguiçadeira, mesmo após o anoitecer. Para além disso, pode utilizar a iluminação de jardim para chamar a atenção para as suas características exteriores favoritas, incluindo o seu alpendre, peças decorativas ou até mesmo o seu lago.


3. Manter-se em segurança


É essencial ter uma boa visibilidade no seu quintal e área da frente por uma série de razões. Para além disso, poderá proteger a sua casa com segurança contra roubos, para além de poder facilmente circular pelos seus caminhos à noite. Se mora numa área onde existem animais selvagens, a iluminação de jardim também diminui a possibilidade dos visitantes peludos e não convidados se intrometerem.

Considere um candeeiro de parede equipado com sensor que possa pendurar perto da entrada ou da porta traseira, por exemplo. Este ligará quando for detetado movimento dentro de um intervalo de tempo definido e desligará novamente automaticamente após um período de tempo especificado. Também pode escolher uma variante com um sensor de crepúsculo. Este candeeiro acende quando escurece e desliga novamente quando o sol começa a nascer.


 

Terrace with lights in the ceiling and on the floor

krusia_domatorka (Instagram)


Recomendações para iluminação de jardim


Quer saber que tipo de iluminação é a melhor para o exterior? Há uma série de fatores a considerar para poder fazer uma escolha informada. A primeira coisa a fazer se vive numa área muito húmida é certificar-se de que obtêm uma iluminação para o ar livre à prova de salpicos. Em segundo lugar, pode escolher entre uma variedade de materiais. Pode ser, por exemplo, aço inoxidável, mas existem outros candeeiros muito bonitos feitos de metal ou alumínio.

Por último, mas não menos importante, pode escolher entre uma iluminação que é alimentada por energia elétrica, pilhas ou energia solar. Este último grupo está a ganhar popularidade como resultado da sua falta de requisitos de instalação. Como são por norma colocados no chão, pode deslocá-los facilmente se preferir ter mais luz noutro lugar.


 


Rooftop lounge with string lights

Rooftop lounge with string lights

huisjevankay (Instagram)

Tipos de iluminação de exterior:


      A iluminação para pilar de jardim é uma escolha popular para iluminar o exterior. Estas iluminações em poste são fornecidas em conjuntos de quatro ou seis ou podem ser compradas separadamente. Podem ter uma ou várias lanternas, dependendo da quantidade de luz necessária, e possuem alturas diferentes (100 cm – 230 cm).

      A iluminação de relvado ajuda-o a destacar a beleza natural do seu quintal verde. A iluminação de chão normalmente funciona com energia solar, é à prova de água, acende-se automaticamente ao anoitecer e apaga-se durante o dia. Também pode optar por mini tochas ou até vedações de arame com luzes solares, para um aspeto de inspiração rural.

      Os cordões de iluminação para o exterior são simplesmente encantadores. Podem ser pendurados onde quer que deseje: nas suas pequenas árvores, ao longo do parapeito do terraço ou no telhado. Alguns funcionam a pilhas, outros a energia solar e estão disponíveis em variados e bonitos formatos.

      Se procura uma fonte de luz para o jardim que seja eficiente em termos energéticos, aconselhamos candeeiros solares. As suas lâmpadas são carregadas durante o dia para que possam emitir uma luz adorável à noite. Para além disso, algumas lâmpadas possuem baterias adicionais. A vantagem disto é que estarão sempre acesas, mesmo em dias nublados.

 

Terrace with lights hanging above seating area

interiordesigndropout (Instagram)


O que fazer e o que não fazer na iluminação de exterior


Coisas a fazer:

  • Aconselhamos a utilização de iluminação LED. As luzes LED são mais duráveis, ecológicas e mais seguras porque produzem menos calor.

  • Para um ambiente acolhedor, opte por luzes LED de tonalidade quente.

  • Aconselhamos escolher um material resistente que tenha sido tratado como impermeável se quiser desfrutar das suas luzes de jardim durante muito tempo.

  • Ao decidir sobre o material e a sua cor, certifique-se de que se adapta à paisagem do seu jardim. Os candeeiros brancos destacam-se numa configuração mais escura, os pretos adaptam-se melhor numa decoração de inspiração industrial, enquanto os tons metálicos são perfeitos num jardim quase todo verde.

 


Backyard seating area with lots of light sources

Bohemian patio with hanging lights and curtains

meidenpaleis (Instagram) & dom_na_kaszubach (Instagram)


Backyard terrace with decorative lights on the awning

Backyard pool area with fence and wall light fixtures

styled_by_ja (Instagram) & interior_by_nina (Instagram)



Coisas a evitar:

  • Certifique-se de que enterra todos os fios ao utilizar iluminação elétrica no jardim para protegê-la e evitar acidentes. Para além disso, aconselhamos a contratação de um eletricista profissional para a sua instalação.

  • Tenha cuidado para não exagerar no número de luzes no seu jardim. Para obter o ambiente e a funcionalidade desejados, decida instalar menos candeeiros nos locais mais eficientes.

  • Ilumine o seu jardim, mas não ilumine diretamente a sua casa. Use a sua criatividade para colocar estrategicamente os candeeiros e assim criar sombras suaves e uma atmosfera aconchegante.

 

Terrace with a barbeque and string lights

havendeerns (Instagram)