O ABC de decorar com cor

Interior · 01. julho 2022

Um toque de cor atrai os olhos, muda o humor e enfatiza certos detalhes em qualquer espaço. Mesmo assim, todos temos um pouco de medo dos tons fortes ao escolher o design das cores para o interior das nossas casas. Felizmente, estamos aqui para lhe dizer que aprender a combinar cores num design de interior, para um aspeto equilibrado, é bastante fácil.

Temos todos os segredos para decorar com cores, desde escolher a combinação de cores interior certa até ideias sobre como utilizar a roda de cores no design de interior. Embora existam regras importantes a seguir, uma das partes mais divertidas da decoração é brincar com a cor. Vamos começar com os ABCs de decorar com cor para criar um espaço consistente, mas animado, que reflita a sua individualidade.

 

diddyeltouny (Instagram)

 

_instarior (Instagram)



Regras das cores no design de interior: preciso de um esquema de cores para toda a casa?


A resposta a esta pergunta é sim e não, dependendo de como imagina o seu espaço. Ao criar as regras básicas das cores no design de interior, queremos encorajá-lo a utilizar também a sua criatividade e sentido de estilo. Analisaremos três das regras mais importantes a serem lembradas ao aprender a utilizar uma roda colorida no design de interior.


Complementary scheme

1. O esquema de cores complementar


Um esquema de cores complementar consiste em duas tonalidades na roda de cores que se opõem uma à outra. As três combinações de cores tradicionais para começar são: vermelho e verde, amarelo e roxo, ou laranja e azul. Estas combinações de cores destinam-se a ser utilizadas como tons de destaque, por isso pode querer adicionar neutros para obter equilíbrio.


 

inma_deconordic (Instagram)


2. A regra da cor 60-30-10


De acordo com esta regra, a cor dominante deve ser responsável por 60% do espaço, a cor secundária por 30% e a cor de destaque por 10%. Chega de matemática; veja como aplicar esta regra:

  • 60% reflete a cor geral da divisão - o fundo. Esta é a cor que utilizará na maioria das paredes, bem como em peças de móveis importantes, tais como o seu sofá e decorações de maiores dimensões, tais como o tapete.

  • 30% é a sua cor secundária, o que adiciona profundidade, permitindo que a sua tonalidade principal se destaque. Recomendamos utilizar esta cor em móveis menos óbvios, tais como cadeiras e mesas de apoio, bem como cortinas.

  • Os 10% restantes são a sua cor de destaque. Escolher este tom é o mais divertido de todos, porque pode adicionar respingos de cor para dar ao espaço uma sensação distinta. Use-o levemente em almofadões, almofadas decorativas e outros artigos ornamentais. Para além disso, terá a flexibilidade de poder reorganizar ou substituir esses elementos conforme necessário, para manter o design refrescado.


 

raumhoch2 (Instagram)

 

zen_colors_home (Instagram)


3. Mistura de cores frias e quentes


As cores quentes incluem vermelho, laranja, amarelo e neutros porque trazem à mente imagens de calor e brilho. Se quiser que o design da cor interior da sala de estar (e da cozinha) brilhe ao mesmo tempo que oferece um ar acolhedor, estas são excelentes opções.

Azul, verde, cinzento e roxo, por outro lado, são cores frias que são mais subtis, enquanto convidam à calma no espaço. Como resultado, recomendamos que as utilize no design de cores de interior do seu quarto ou casa de banho.

 

linterieuradvies (Instagram)


Como colocar acessórios na sua casa utilizando esquemas de cores para o interior


Algumas das mais importantes regras do design de cores de interior para a sua casa estão enumeradas acima. No entanto, acreditamos que as regras devem ser quebradas (às vezes), especialmente quando se trata de combinar cores no design de interior. Ao aprender a combinar cores no design de interior, existem vários caminhos que pode seguir:

  • Pode escolher um esquema de cores e mantê-lo em toda a sua casa, alterando apenas o foco ao jogar com diferentes tons da mesma família de cores. Por exemplo, os tons mais frios são apropriados para um quarto tranquilo e recanto de leitura, enquanto os mais quentes funcionam melhor numa cozinha animada ou à volta do seu centro de entretenimento. De acordo com a psicologia das cores, os tons frescos têm um impacto calmante sobre nós, ajudando-nos a quebrar a tensão e a descansar. As cores quentes, por outro lado, têm um efeito energizante, fazendo-nos sentir otimistas e animados.

  • Também o encorajamos a tirar proveito dos maravilhosos neutros. No design de cores de interior para a sua casa, o preto adiciona um pouco (ou mais) de drama a qualquer canto e destaca os principais elementos da decoração. O branco irá sempre refrescar a área e os móveis, dando-lhes uma vibração mais moderna. O cinzento e bege podem ser utilizados para fornecer uma tela em branco para a sua decoração ou para atenuar características vibrantes.

  • Pode escolher a cor Pantone do ano de 2022, a bela Very Peri, para criar um espaço com um ar contemporâneo. O azul arrojado e criativo com tons violeta é tão inspirador como calmante e a sua presença dinâmica adiciona profundidade. Se uma parede de destaque em Very Peri for demais para si, propomos incorporá-la na sua decoração em pequenas doses.

 

kleurhumeur (Instagram)


♥ Dica profissional: utilizar livros, lembranças e fotografias de família para oferecer respingos de cor a uma divisão é a forma mais simples de o fazer. Plantas e flores também são essenciais numa decoração acolhedora e vibrante.