Encontre a melhor casa de pássaros para o seu jardim
Com os ninhos naturais a tornarem-se cada vez mais difíceis de encontrar, este é o melhor momento para oferecer aos nossos amigos emplumados uma casa de pássaros. Uma boa casa de pássaros simula um lar natural para as aves, proporcionando privacidade, proteção e conforto. No entanto, encontrar a casa de pássaros certa não é tão simples quanto parece.
Uma coisa a ter em mente é que algumas espécies de pássaros têm preferências em relação ao tipo de casas de pássaros que vão usar. Para alguns pássaros, a direção da casa é importante. Outros consideram o tamanho do orifício de entrada ou o tamanho interno da casa. Algumas aves podem não usar de todo casas de pássaros.
No entanto, a maioria delas faz o ninho em casas de pássaros, por isso montar duas ou mais casas de pássaros no seu jardim valerá a pena. Este guia simples mostrará como encontrar as caixas de nidificação certas que atrairão pássaros para a sua propriedade.
Qual é o material mais adequado para uma casa de pássaros?
A maioria das aves prefere casas de pássaros feitas de madeira natural e não tratada. Pode pintar ou manchar o exterior, mas o interior deve permanecer sem tratamento. A madeira é quente, aconchegante e durável, tornando-a a escolha perfeita para casas de pássaros. Os melhores tipos de madeira para fazer uma casa de pássaros para um jardim incluem:
-
Sequoia
-
Cedro
-
Contraplacado
-
Pinheiro
Alguns pássaros preferem madeira envelhecida, por isso poderá ter que deixar a sua nova casa de pássaros sujeita ao clima durante alguns meses antes que os pássaros se possam acomodar. Os pássaros começam a procurar um lugar para nidificar na primavera. Portanto, certifique-se de que monta a casa com antecedência suficiente antes do início da estação.
Outro material que pode escolher para a sua casa de pássaros é a poliresina. Este material é extremamente durável. Também é resistente à corrosão e requer muito pouca manutenção. Todas estas características fazem dele um excelente material para casas de pássaros.
Como escolher o design correto para a casa de pássaros
Para além de habitats específicos, algumas espécies de aves exigem diferentes tipos de casas de pássaros. Por exemplo, as andorinhas preferem viver em comunidades. Para tais pássaros, considere uma casa de pássaros estilo apartamento.
As corruíras preferem viver sozinhas em casas pequenas, enquanto os pássaros azuis vivem em ambientes com uma divisão única, tipicamente a 45-68 m de distância.
A maioria dos pássaros de quintal pode viver confortavelmente numa casa compacta com uma base de cerca de 4 - 6 polegadas e uma profundidade de 6 – 12 polegadas. Para pássaros de maiores dimensões, tais como corujas, pica-paus, cernícalos e patos-carolino, precisará de uma caixa de nidificação mais profunda, alta e com uma base maior.
Qual é o tamanho e posição do orifício de entrada correto?
Para o orifício de entrada, um diâmetro de 1 – ¼ polegadas e 1 – ½ polegadas funciona bem para a maioria das espécies. É importante garantir que o buraco tenha o tamanho exato da espécie alvo. Tal evitará que outras espécies habitem a casa. Quando o diâmetro do orifício de entrada é superior a 1 – ½ polegada, os ovos e os filhotes correm um maior risco de ataques por esturnídeos.
As andorinhas tendem a ser mais atraídas por caixas de nidificação e provavelmente seriam as primeiras a ocupar o espaço. Conseguem enfiar-se até mesmo nos mais pequenos orifícios de entrada. Portanto, se quiser atrair outras aves para o seu jardim, considere instalar duas casas idênticas a uma distância de 6 metros uma da outra. As andorinhas são territoriais - só ocuparão uma casa de pássaros e deixarão a outra para outras espécies habitarem.
Considerações gerais na montagem de casas de pássaros
Agora que sabe como escolher a casa de pássaros certa para a sua espécie de ave favorita, o próximo passo é saber como montar a casa de pássaros. Mesmo a melhor casa pode não atrair pássaros se for montada incorretamente. Deve ter em mente uma série de fatores que o ajudarão a montar a casa.
Mecanismo de montagem
Existem diferentes tipos de montagem de casas de pássaros. Os tipos de montagem mais comuns são independentes, suspensos e montados na parede. Alguns pássaros acomodam-se confortavelmente numa casa que balança, embora outras espécies prefiram casas estáveis. Escolher o sistema de montagem certo irá ajudá-lo a atrair as espécies de aves corretas.
Localização
A casa deve estar num local remoto afastado de banheiras e comedouros de pássaros, onde a perturbação de outras aves pode afetar a reprodução. Colocar a casa num local mais secreto ajuda a camuflá-la e a proteger as aves de predadores. Árvores próximas fornecerão aos pássaros adultos um lugar onde pousarem e cuidarem da sua família. No entanto, algumas aves preferem casas em locais mais abertos.
Altura
As espécies de aves têm preferências diferentes quando se trata da altura onde se aninham. Alguns dos exemplos são corujas (2 -8 m), tentilhões (2 – 3 m), andorinhas-azuis (3 – 5 m), titmices (2 – 5 m), patos-carolino (2 -9 m), pica-paus (3 – 6 m) e trogloditídeos (2 – 3 m). Lembre-se de montar as caixas de nidificação com segurança, mesmo que a altura não seja conveniente para os pássaros.
Limpeza e monitorização
Independentemente das espécies de aves que usam a casa de pássaros, não se esqueça de a visitar e limpar regularmente. Se necessário, verifique o progresso dos filhotes.
Quer atrair mais pássaros para o seu jardim? Navegue pela nossa coleção para encontrar a melhor casa de pássaros